Bannière

[ Inscrivez-vous ]

Newsletter, Alertes

Polícia americana de Boston apoia congénere cabo-verdiana na investigação criminal

Imprimer PDF

Praia, Cabo Verde, 22  Janeiro (Infosplusgabon) - O Departamento da Polícia de Boston (BPD), dos Estados Unidos, vai ajudar a Polícia Nacional (PN) de Cabo Verde na montagem da Direção de Investigação Criminal e na implementação do projeto de policiamento comunitário, anunciou domingo o diretor nacional da PN, Emanuel Estaline Moreno.

O anúncio foi feito durante uma conferência de imprensa sobre a visita duma delegação da BPD a Cabo Verde, de 15 a 20 de janeiro corrente, a Cabo Verde, inscrita no quadro da troca de experiência, de informações e do fortalecimento da cooperação.

 

Emanuel Estaline Moreno disse ter abordado com o seu interlocutor questões relacionadas com a formação, a criminalidade e a luta contra o terrorismo, a seu ver, áreas prioritárias suscetíveis de ser reforçadas entre a Policia Nacional e a sua congénere de Boston.

 

“Esta visita constitui também uma oportunidade para o reforço da cooperação no combate ao terrorismo, através do conhecimento de grupos de ações táticas e a nível de equipamento, uma vez que Cabo Verde é um país vulnerável e recebe anualmente muitos turistas e não só”, considerou o diretor nacional da PN.

 

"A PN cabo-verdiana pretende conhecer mais e beber da experiência da Polícia de Boston a nível do projeto de policiamento comunitário, através das ações desenvolvidas naquele cidade norte-americana, que acolhe uma grande comunidade cabo-verdiana, para que, no futuro, possamos implementar no país e atingir os objetivos comuns que é combater a criminalidade", acrescentou.

 

Segundo o responsável, doravante, o DPB vai disponibilizar para a sua congénere cabo-verdiana um conjunto de informações e de dados sobre os Cabo-verdianos que cometeram crimes e que se encontram em processo de deportação.

 

Por sua vez, o superintendente da DPB, Gerard Bailey, considerou que o mais importante nesta relação entre as instituições é continuar-se a trabalhar para que essa cooperação seja cada vez “mais forte” e, acima de tudo, possa dar assistência aos problemas que a comunidade enfrenta no arquipélago e nos Estados Unidos.

 

O ideal é melhorar a qualidade de vida das populações dos dois países, indicou Bailey.

 

Garantiu que a BPD tem desenvolvido um trabalho pedagógico junto das comunidades para reduzir a criminalidade e que, para isso, a mesma conta também com o apoio de outros parceiros inseridos na comunidade, incluindo igrejas.

 

“Trabalhamos em conjunto com o serviço de segurança pública da cidade de Boston, na prestação de serviços sociais não só para as vítimas mas também para as suas famílias, sobretudo a nível da educação e da reintegração na sociedade”, explicou Gerard Bailey.

 

No ano transato, prosseguiu, houve um aumento de crimes sobretudo violentos como homicídios e tiroteios, mas a tendência criminal, de um modo geral, tem estado a diminuir.

 

A delegação, chefiada pelo superintendente e chefe do DPB, William Gross, integrou ainda três policias de origem cabo-verdiana.

 

A BPD é uma das forças policiais mais antigas dos Estados Unidos e é também líder no policiamento comunitário e no uso de sistemas avançados de informação para monitorizar padrões e estatísticas de crimes nos Estados Unidos.

 

.

FIN/INFOSPLUSGABON/OIL/GABON 2018

 

 

© Copyright Infosplusgabon

Qui est en ligne!

Nous avons 3745 invités en ligne

Publicité

Liaisons Représentées:
Bannière
Bannière

Newsflash