Bannière

[ Inscrivez-vous ]

Newsletter, Alertes

Redução do custo de eleições na África Ocidental domina formação

Imprimer PDF

Abuja, Nigéria, 17 Dezembro (Infosplusgabon) - A Rede das Comissões Eleitorais da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (ECONEC) lançou iniciativas para encorajar  a redução do custo das eleições, através de uma formação regional em comunicação para melhorar a cobertura mediática das eleições na região, apurou a PANA esta sexta-feira na capital nigeriana.

 

"As eleições não são apenas dispendiosas para nós, mas tornaram-se igualmente numa fonte inevitável de conflitos políticos na nossa região, o que levou a ECONEC a tomar medidas para abordar proativamente esse problema", indicou Mahmood Yakubu, presidente do Comité Executivo da ECONEC e igualmente presidente da Comissão Nacional Eleitoral  Independente (INEC) da Nigéria.

 

Yakubu presidia à reunião do Secretariado da ECONEC, em Abuja, que contou com a presença de altos responsáveis do INEC.

 

A estratégia da ECONEC, discutida durante a reunião, incluiu o planeamento dum estudo sobre o custo das eleições na África Ocidental.

 

As conclusões serão utilizadas para sensibilizar e mobilizar as partes interessadas sobre a necessidade de reduzir o custo da organização das eleições, incentivar a recolha de recursos pelas estruturas de gestão de eleições  e reforçar a transparência e  o uso expedito dos recursos disponíveis.

 

A ECONEC também planeia uma série de ateliês regionais de formação para dispor duma massa crítica de jornalistas com as habilidades e talentos necessários para fazer reportagens seguindo as normas admitidas a nível internacional.

 

A missão de observação da CEDEAO na Libéria para a primeira volta das eleições presidenciais e legislativas de 10 de outubro de 2017 contou com a presença de funcionários do Secretariado da ECONEC. A segunda volta das presidenciais está agendada para 26 de dezembro.

 

A ECONEC planeia no próximo ano mais missões de avaliação de necessidades e de solidariedade nos outros países-membros que vão às eleições e missões de acompanhamento para a implementação dos relatórios/recomendações da missão de observação das eleições da CEDEAO (Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental).

 

 

FIN/INFOSPLUSGABON/ERD/GABON 2017

 

 

 

© Copyright Infosplusgabon

Qui est en ligne!

Nous avons 5048 invités en ligne

Publicité

Liaisons Représentées:

Newsflash

Vous êtes à la  recherche  d’un  logement dans un  cadre convivial, pratique  et  sécurisé à Libreville ? . Particulier propose  dès  le  5 janvier 2021 un appartement  T7 composé de  4  chambres dont une suite, salon, Salle  à manger cuisine et buanderie équipés pour  courte,  moyenne et longue durée au quartier Charbonnages, à quelques  centaines de  mètres de l’Ecole conventionnée. Enceinte sécurisée, Vidéosurveillance, TV câblée, Wifi, espaces de travail. Tout l’appartement à 70 000  F  CFA par jour. Location de Chambre  individuelle 25 000  F  CFA/jour.  Spécial forfait-Week-end, comprenant deux chambres,  3 nuitées (Vendredi, Samedi et Dimanche):  50 000 FCFA Contact  : +241 06066291/ +241 077843371 Mail:  berp8483@hotmail.com

DEPÊCHES