Bannière

[ Inscrivez-vous ]

Newsletter, Alertes

ONU homenageia 14 dos seus soldados mortos no leste da RD Congo

Imprimer PDF

Beni, RD Congo, 13 Dezembro (Infosplusgabon) - A Missão da Organização das Nações Unidas para a Estabilização na República Democrática do Congo (MONUSCO) homenageou, segunda-feira, em Beni, na província de Kivu-Norte (leste), os "capacetes azuis" tanzanianos mortos quinta-feira 7 de dezembro corrente no "pior ataque" da história contra estas suas forças.

 

Durante esta cerimónia, o representante especial adjunto do Secretário-Geral (SG) da Organização das Nações Unidas (ONU) na RD Congo, David Gressly, encorajou os soldados, polícias e civis da MONUSCO a continuarem a envidar esforços para aplicar o mandato da missão onusina, nomeadamente a proteção dos civis.

 

Segundo David Gressly, a MONUSCO está determinada a continuar o seu trabalho de proteção dos civis no eixo Mbau-Kamango, no território de Beni (Kivu-Norte).

 

"O que é importante agora, é permanecermos firmes nesta via para protegermos os civis sobretudo em direção a Kamango (na mesma região)", declarou à rádio Okapi (da ONU) o representante de António Guterres, SG da ONU.

 

Os corpos de 14 capacetes azuis foram transladados segunda-feira para Dar es Salaam, a capital tanzaniana, onde as autoridades militares e da defesa os acolheram.

 

António Guterres e o Conselho de Segurança (CS) da ONU condenaram sexta-feira última este ataque mortífero.

 

Quinta-feira à noite, supostos grupos armados ADF do Uganda  atacaram uma base operacional da MONUSCO situada em Semuliki, no território de Beni, trocando tiros com as forças da ONU e das Forças Armadas da RDC (FARDC).

 

Segundo a MONUSCO, pelo menos 14 capacetes azuis do contingente tanzaniano e cinco membros das forças armadas da República Democrática do Congo (FARDC) pereceram e pelo menos 44 outros soldados da manutenção da paz ficaram feridos durante a ofensiva.

 

FIN/INFOSPLUSGABON/MDC/GABON 2017

 

 

 

© Copyright Infosplusgabon

Qui est en ligne!

Nous avons 5059 invités en ligne

Publicité

Liaisons Représentées:

Newsflash

Le  journal Infosplusgabon du 1er décembre 2020 en  kiosque numérique !

AU SOMMAIRE

Economie

Radisson Hotel Group inaugure une nouvelle marque (Pages 3-4)

Le WEB a profondément redéfini le paysage bancaire (Page 5)

Cours de change du franc CFA d'Afrique centrale (Page 6)

Social

Les anciens salariés de Total Gabon

continuent de revendiquer leur droit (Page 7)

Des entreprises et responsables africains poursuivent en justice le commissaire de police espagnol José Villarejo (Page 8)

Santé

Covid19, l’hystérie qui masque l’escroquerie (Pages 9-10)

Formation

Dossier : Les métiers de la Communication et leurs débouchés (Pages 11-12/ 1ère partie

DEPÊCHES