Bannière

[ Inscrivez-vous ]

Newsletter, Alertes

Oposição anuncia retomada de manifestações no Togo

Imprimer PDF

Lomé, Togo, 11 Dezembro (Infosplusgabon) - A oposição togolesa vai retomar, de 14 a 16 deste mês as suas manifestações de rua para reclamar pelo regresso à Constituição de 1992, depois de uma semana de repouso e apesar dos apelos do Governo e da Comunidade Internacional para o diálogo, soube a Infosplusgabon segunda-feira de fontes próximas da coligação dos partidos envolvidos.

 

Além do regresso à Constituição de 14 de outubro de 1992, a oposição exige a revisão do quadro eleitoral e a instauração do direito de voto dos Togoleses no estrangeiro.

 

Ela denuncia e condena igualmente "as repressões selvagens e bárbaras de sábado, 02, por militares e gendarmes contra populares que regressavam pacificamente às suas casas depois da manifestação.

 

Exige também a cessação imediata das perseguições, detenções e agressões físicas contra militantes e dirigentes dos partidos políticos da oposição, bem como a cessação imediata dos obstáculos ao exercício do direito constitucional de manifestação no território nacional.

 

A 7 de dezembro último, o Governo lançou um apelo à oposição para o diálogo, com algumas medidas de apaziguamento, incluindo a libertação de dois imames próximos do líder do Partido Nacional Pan-africano (PNP), Tchikpi Salifou Atchadam, uma das bestas negras do regime instituído, bem como a promessa de acelerar os procedimentos para estudar os casos de opositores detidos no quadro dos incêndios de Lomé e Kara, desde janeiro de 2013.

 

Já passam quatro meses desde o início desta crise sobre reformas institucionais e constitucionais que já fez perto de 20 mortos no território nacional do Togo.

 

 

 

FIN/INFOSPLUSGABON/AER/GABON 2017

 

 

 

© Copyright Infosplusgabon

Qui est en ligne!

Nous avons 4788 invités en ligne

Publicité

Liaisons Représentées:

Newsflash

Le  journal Infosplusgabon du 1er décembre 2020 en  kiosque numérique !

AU SOMMAIRE

Economie

Radisson Hotel Group inaugure une nouvelle marque (Pages 3-4)

Le WEB a profondément redéfini le paysage bancaire (Page 5)

Cours de change du franc CFA d'Afrique centrale (Page 6)

Social

Les anciens salariés de Total Gabon

continuent de revendiquer leur droit (Page 7)

Des entreprises et responsables africains poursuivent en justice le commissaire de police espagnol José Villarejo (Page 8)

Santé

Covid19, l’hystérie qui masque l’escroquerie (Pages 9-10)

Formation

Dossier : Les métiers de la Communication et leurs débouchés (Pages 11-12/ 1ère partie

DEPÊCHES