Bannière

[ Inscrivez-vous ]

Newsletter, Alertes

Comandante da força francesa Barkhane visita Mauritânia

Imprimer PDF

NOUACKCHOTT, Mauritânia, 27 setembro (Infosplusgabon) - O comandante da Força Francesa no Sahel, vulgo Barkhane, o general Bruno Gilbert, encontra-se desde terça-feira na mauritânia no âmbito de uma missão.

 

Da agenda desta visita Bruno Gilbert à Mauritânia consta "o reforço das relações de cooperação" entre os dois países no domínio da defesa, sobretudo o aumento dos meios do G5 Sahel.

 

Aquando da sua chegada a Nouakchott, o comandante Gilbert foi recebido pelo ministro mauritano da Defesa , Diallo Mamadou Bathia, na presença de seus colaboradores e do embaixador de França neste país, segundo a Agência Mauritana de Notícias (AMI).

 

O G5 Sahel agrupa o Burkina Faso, o Mali, a Mauritânia, o Níger e o Tchad que, por iniciativa da frança, projetam criar uma força de cinco mil homens para a luta contra o terrorismo.

 

O financiamento da força conjunta do G5 Sahel necessita da mobilização duma soma global de 450 milhões de euros, da qual apenas um quarto estará disponível após reuniões entre a Europa e as Nações Unidas.

 

Este défice deve-se à atitude dos Estados Unidos que desaceleram a execução do projeto.

 

Porém, uma mesa redonda dos doadores de fundos sobre o financiamento da brigada antiterrorista do G5 Sahel está prevista para esta quinta-feira na Alemanha.

 

FIN/INFOSPLUSGABON/AIO/GABON 2017

 

 

© Copyright Infosplusgabon

Qui est en ligne!

Nous avons 3889 invités en ligne

Publicité

Liaisons Représentées:
Bannière
Bannière

Newsflash