Bannière

[ Inscrivez-vous ]

Newsletter, Alertes

Presidente maliano determinado a liderar transição inclusiva e pacífica

Imprimer PDF

Bamako, Mali, 2 Fevereiro (Infosplusgabon)  -  O Presidente da Transição no Mali, Bah N'Daw, reafirmou domingo "a firme vontade das autoridades e a sua determinação a liderar uma transição inclusiva e pacífica dentro dos prazos prescritos" no país, apurou a  Infosplusgabon junto da Presidência maliana.

N'Daw deu estas garantias a dois deputados franceses, Jean Marie Bockel e Bruno Fucks, durante uma audiência domingo em Bamako, segundo a mesma fonte.

 

Ele mostrou-se satisfeito com a qualidade das relações amigáveis e de cooperação entre o Mali e a França.

 

Expressou a gratidão do povo e do Governo do Mali pela prontidão da França em apoiar os esforços de desenvolvimento e a luta contra o terrorismo.

 

Saudou a contribuição decisiva da França para a estabilização do Mali e do Sahel, através da força fracesa Barkhane, do G5 Sahel e da Coligação para o Sahel.

 

Por sua vez, os dois deputados franceses consideraram esta audiência "uma mensagem forte" para parlamentares franceses.

 

Encorajaram-nos a apoiar projetos de Transição empreendidos no Mali.

 

"A França estará sempre ao lado do povo maliano na procura de soluções duradouras para a paz, o desenvolvimento económico e a segurança", sublinharam.

 

O encontro com o chefe do Estado maliano permitiu rever questões de interesse comum, particularmente a situação de segurança no Mali, bem como as relações entre o Mali e a França, acrescentaram.

 

O Presidente da Transição no Mali, aproveitou a oportunidade para apresentar as suas condolências pessoais a Jean Marie Bockel, antigo Senador, renovando a compaixão da nação maliana, após a morte acidental do tenente Pierre Bockel, filho do deputado Jean Marie Bockel.

 

O tenente Bockel do 5.º regimento de Helicópteros de Pau foi morto juntamente com 12 outros soldados franceses, a 25 de novembro de 2019, numa colisão entre dois helicópteros durante um combate a jihadistas no norte do Mali.

 

 

FIN/INFOSPLUSGABON/UIK/GABON2021

 

© Copyright  Infosplusgabon

Qui est en ligne!

Nous avons 2884 invités en ligne

Publicité

Liaisons Représentées:

Newsflash

DEPÊCHES