Bannière

[ Inscrivez-vous ]

Newsletter, Alertes

Mali reforça medidas de prevenção de coronavírus em espaços públicos

Imprimer PDF

Bamako, Mali, 4 dezembro (Infosplusgabon) - O Conselho Supremo da Defesa Nacional (CSDN) reforçou a aplicação no país de medidas preventivas em espaços públicos e em locais de reunião, soube a Infosplusgabon de fonte oficial em Bamako.

 

 

 

A decisão foi tomada no final de uma reunião do CSDN, ocorrida terça-feira última, em Bamako, sob a presidência do chefe do Estado do Mali, Bah Ndaw, sobre a pandemia do coronavírus.

 

Estas medidas incluem a lavagem das mãos com sabão e/ou utilização de gel hidroalcoólico, o uso obrigatório de máscaras faciais, o respeito pela distância física e o incentivo à rotação das equipas de trabalho nos serviços, o teletrabalho, bem como cursos online.

 

Face à situação preocupante relacionada com a propagação do coronavírus no Mali, tendo como  objetivo quebrar a cadeia de transmissão da doença, o CSDN decidiu igualmente reforçar a vigilância epidemiológica através de rastreio em massa em locais de reunião, nomeadamente formações sócio-sanitárias, escolas, universidades, locais de diversão e de desporto, locais de culto, mercados, paragens e parques de estacionamento de autocarros.

 

Fazem parte ainda parte desta resolução o rastreio sistemático e o  acompanhamento de todas as pessoas contactos de doentes, o rastreio de viajantes que entram no Mali sem certificado negativo de PCR Covid-19.

 

Além disso, a CSDN pretende reforçar a comunicação e a mobilização social face à segunda vaga da pandemia da covid-19 no Mali, através da sensibilização à existência e gravidade da doença, bem como das suas consequências socioeconómicas.

 

Também é sua meta melhorar a qualidade da gestão dos casos de covid-19, através do reforço da capacidade dos recursos humanos e da disponibilidade de entradas de medicamentos, do oxigénio e de outros equipamentos para gestão de casos e co-morbidades.

 

A fim de farantir a implementação efetiva destas medidas, o Conselho exortou a população a envolver-se mais ao lado do Governo, num "espírito de civismo e de responsabilidade."

 

Até à data, o Mali registou quatro mil 762 casos confirmados de coronavírus, 160 mortes e três mil 271 doentes curados.

 

 

 

FIN/INFOSPLUSGABON/BNV/GABON2020

 

© Copyright  Infosplusgabon

Qui est en ligne!

Nous avons 5303 invités en ligne

Publicité

Liaisons Représentées:
Bannière
Bannière

Newsflash