Bannière

[ Inscrivez-vous ]

Newsletter, Alertes

Opositor histórico mauritano advoga amplas consultas para crise no Mali

Imprimer PDF

Nouakchott, Mauritânia, 3 setembro (Infosplusgabon) - Um opositor histórico da Mauritânia, Mohamed ould Maouloud, disse quarta-feira esperar por amplas consultas entre todas as forças vivas malianas para um rápido fim da crise a nível político, o que, a seu ver, dará, mais tarde, uma solução para a crise militar e de segurança que o país enfrenta há vários anos.

 

 

Líder da União das Forças de Progresso (UFP), Mohamed ould Maouloud é fez estas considerações quando analisava, em conferência de imprensa, a situação no Mali, nomeadamente  o derrube, a 18 de agosto último, do Presidente Ibrahim Boubacar Keita (IBK), democraticamente eleito, pelo Comité Nacional para a Salvação do Povo (CNSP), junta militar atualmente no poder.

 

Defendeu que o golpe de Estado militar supracitado resultou de um mês de protestos nas ruas do Mali, liderado pelo Movimento das Forças Patrióticas (M5-MPF), que considera a eleição de IBK como "resultado de um processo eleitoral tendencioso e contrário a aspirações das populações.

 

Favorável a um estatuto de país "neutro" para a Mauritânia, dada a sua especificidade geográfica humana e a sua vocação de ligação, Mohamed ould Maouloud mostrou-se muito crítico em relação ao G5 Sahel do G5.

 

A seu ver, o G5 Sahel, um instrumento cuja orientação é favorecer "toda segurança" devido a regimes ditatoriais que controlam certos países membros, não permitiu resolver problemas da região.

 

O líder do UFP,  várias vezes candidato derrotado em eleições presidenciais na Mauritânia, encoraja o seu país a envidar esforços diplomáticos para a estabilização do Mali.

 

A Mauritânia e o Mali partilham mais de dois mil mil quilómetros de fronteiras.

 

Como Burkina Faso, Níger e Tchad, ambos são membros do G5 Sahel, uma organização sub-regional dedicada à luta contra a insegurança e à coordenação dos esforços de desenvolvimento.

 

São também membros da Organização para o Desenvolvimento do Rio Senegal (OMVS), juntamente com a Guiné Conakry e o Senegal.

 

FIN/ INFOSPLUSGABON/ASX/GABON2020

 

© Copyright  Infosplusgabon

Qui est en ligne!

Nous avons 5979 invités en ligne

Publicité

Liaisons Représentées:

Newsflash

Vous êtes à la  recherche  d’un  logement dans un  cadre convivial, pratique  et  sécurisé à Libreville ? . Particulier propose à partir du 1er juin 2019 un  T4 composé de  3  chambres toutes  climatisées, salon et cuisine équipés pour  courte,  moyenne et longue durée au quartier Charbonnages, à quelques  centaines de  mètres de l’Ecole conventionnée. Enceinte sécurisée, Vidéosurveillance. Tout l’appartement à 45 000  F  CFA (69 euros) par jour. Location de Chambre  individuelle 25 000  F  CFA/jour.  Ménage  effectué tous  les deux  jours. Compteur individuel d’électricité Edan à  recharger par le ou les occupants. Contact  : +241 06066291/ +24107843371 Mail:  berp8483@hotmail.com

DEPÊCHES