Bannière

[ Inscrivez-vous ]

Newsletter, Alertes

ONU planeia formação qualificada para ex-combatentes ninjas no Congo

Imprimer PDF

Brazzaville, Congo, 26 Janeiro (Infosplusgabon) -  As Nações Unidas estão a preparar uma formação qualificada para os  ex-combatentes ninjas que fizeram a guerra no departamento de Pool, no sul do Congo, anunciou quinta-feira o perito onusino Glaucia Boyer.

 

 

Boyer, perito das Nações Unidas em questões de desarmamento, desmobilização e integração (DDR), e atualmente em visita oficial ao Congo, falava na sequência dum encontro com a ministra congolesa do Ensino Técnico e Profissional, da Formação Qualificada e Emprego, Nicéphore Antoine Thomas Fylla Saint-Eudes.

 

A visita de Glaucia Boyer inscreve-se no quadro da busca de meios de assegurar a desmobilização, o desarmamento e sobretudo a reintegração dos ex-combatentes, recentemente saídos da floresta.

 

A componente formação esteve no centro do encontro entre Fylla Saint-Eudes e o perito onusino.

 

Vários ex-combatentes ninjas vão beneficiar-se de um painel de formações qualificadas que o Ministério do Ensino Técnico e Profissional e da Formação Qualificado e Emprego poderá oferecer.

 

Glaucia Boyer enfatizou  a importância duma formação qualificada para esses jovens que fizeram a guerra no Pool.

 

Para o efeito, Fylla Saint-Eudes apresentou o mapa escolar do ensino técnico do Departamento de Pool que inclui um arsenal de centros de formação técnica.

 

Ele expressou o seu compromisso de investir plenamente para facilitar  a referida inserção nas escolas técnicas de acordo com os perfis dos candidatos.

 

Inspirando-se na experiência dos programas de integração do Alto Comissariado das Nações Unidas destinados aos refugiados rwandeses no departamento de Likouala, que não tiveram em conta os nativos deste departamento, ambas as partes enfatizaram a imperiosa necessidade de implementação de programas que envolvam tanto os ex-combatentes e como as populações do Departamento de Pool.

 

Glaucia Boyer chegou ao Congo a 22 de janeiro  para uma missão de avaliação técnica e apoio ao Governo congolês na elaboração do programa de DDR dos ex-combatentes ninjas-nsiloulou, previsto no acordo de cessar-fogo e cessação de hostilidades no Departamento de Pool de 23 de dezembro de 2017.

 

 

FIN/INFOSPLUSGABON/PDF/GABON 2018

 

 

© Copyright Infosplusgabon

Qui est en ligne!

Nous avons 3824 invités en ligne

Publicité

Liaisons Représentées:
Bannière
Bannière

Newsflash