Bannière

[ Inscrivez-vous ]

Newsletter, Alertes

Morreu lenda do jazz sul-africano

Imprimer PDF

Cidade do Cabo, África do Sul, 23  Janeiro (Infosplusgabon) - Hugh Masekela, lenda da música sul-africana, morreu terça-feira de madrugada na sequência duma prolongada doença.

 

"Depois duma batalha muito longa e corajosa contra o cancro da próstata, (Masekela) morreu em Joanesburgo, na África do Sul, perto da sua família", pode ler-se no comunicado divulgado pela sua família e transmitido à Infosplusgabon, na Cidade do Cabo.

 

O ministro sul-africano das Artes e Cultura exprimiu as suas condolências, descrevendo o finado como "um baobá".

 

"Morreu um baobá, a nação perdeu um músico de exceção, com o desaparecimento da lenda do jazz Hugh Masekela. Pode dizer-se sem hesitar que o irmão Hugh foi um dos grandes arquitetos do afrojazz e que ergueu a alma da nossa nação graças à sua música intemporal", testemunhou.

 

Hugh Masekela, nascido em 1939, é conhecido pelas suas composições de jazz e pela escritura  de célebres canções antiapartheid como "Soweto Blues".

 

Depois duma digressão dos Manhattan Brothers, em 1958, na África do Sul, Hugh Masekela juntou-se à produção musical de King Kong, que foi o primeiro grande êxito do teatro sul-africano. O músico seguiu dois anos mais tarde para West End, em Londres.

 

Em 1980, Hugh Masekela efetuou uma digressão com Paul Simon, depois da sua participação no álbum Graceland de Simon, que reúne outros artistas sul-africanos como Ladysmith Black Mambazo, Miriam Makeba e Ray Phiri.

 

Em 2017, o célebre trompetista divulga um comunicado em que confirma a sua batalha contra o câncro.

 

"Tenha a assistência garantida, enquanto me bato contra esta doença astuta, e exorto todos os homens a fazer a despistagem regularmente para conhecer o seu estado de saúde. Coloquem questões, peçam respostas e saibam tudo o que podem contra o cancro, e digam aos outros a fazer o mesmo. Será a única declaração que farei relativa a este caso, e peço o respeito pela vida privada, para que eu possa descansar e curar-me", alertou.

 

 

 

FIN/INFOSPLUSGABON/AEX/GABON 2018

 

 

© Copyright Infosplusgabon

Qui est en ligne!

Nous avons 3823 invités en ligne

Publicité

Liaisons Représentées:
Bannière
Bannière

Newsflash