Bannière

[ Inscrivez-vous ]

Newsletter, Alertes

Nigéria marca eleições gerais para fevereiro de 2019

Imprimer PDF

Abuja, Nigéria, 10  Janeiro (Infosplusgabon) - As próximas eleições presidenciais e legislativas na Nigéria vão decorrer a 16 de fevereiro de 2019, anunciou terça-feira a Comissão Nacional Eleitoral Independente (INEC).

 

 

O presidente da INEC, Mahamood Yakubu, que revelou o calendário das eleições gerais, marcando assim oficialmente o arranque das atividades políticas, declarou à imprensa em Abuja que as eleições dos governadores e das assembleias estaduais vão decorrer a 2 de março de 2019.

 

As primárias para as presidenciais e legislativas devem iniciar-se a 18 de agosto deste ano, e serão seguidas de campanhas oficiais a partir de 18 de novembro.

 

Por seu turno, as campanhas para as eleições dos governadores e das assembleias estaduais devem arrancar a 1 de dezembro de 2018.

 

Segundo Yakubu, quando os partidos políticos e os candidatos lançarem a campanha eleitoral, todo o mundo deverá evitar a violência e conduzir as suas atividades de forma limpa.

 

Para ele, as eleições gerais são um momento decisivo na história da democracia na Nigéria e a Comissão não pretende fugir à regra e fará tudo para melhorar a organização das eleições.

 

"Contrariamente à prática passada de anunciar as datas na aproximação das eleições, a Comissão decidiu desta vez que as nossas eleições presidenciais e da Assembleia Nacional vão decorrer no terceiro sábado do mês de fevereiro de cada ano eleitoral.

 

"Por seu turno, as eleições dos governadores e das assembleias estaduais decorrem duas semanas mais tarde, ao passo que a Comissão escolheu o sábado, 16 de fevereiro de 2019, como data das eleições presidenciais e legislativas e o sábado, 2 de março de 2019, para as eleições dos governadores e das assembleias estaduais", precisou.

 

Yakubu explicou a decisão da Comissão de fixar as datas das eleições pela sua vontade de conferir serenidade ao calendário eleitoral nacional e permitir a todos os atores preparar convenientemente as eleições, à semelhança das democracias maduras e em desenvolvimento.

 

 

 

FIN/INFOSPLUSGABON/AZS/ GABON 2018

 

 

© Copyright Infosplusgabon

 

Qui est en ligne!

Nous avons 1954 invités en ligne

Publicité

Liaisons Représentées:

Newsflash

DEPÊCHES