Bannière

[ Inscrivez-vous ]

Newsletter, Alertes

Nigéria marca eleições gerais para fevereiro de 2019

Imprimer PDF

Abuja, Nigéria, 10  Janeiro (Infosplusgabon) - As próximas eleições presidenciais e legislativas na Nigéria vão decorrer a 16 de fevereiro de 2019, anunciou terça-feira a Comissão Nacional Eleitoral Independente (INEC).

 

 

O presidente da INEC, Mahamood Yakubu, que revelou o calendário das eleições gerais, marcando assim oficialmente o arranque das atividades políticas, declarou à imprensa em Abuja que as eleições dos governadores e das assembleias estaduais vão decorrer a 2 de março de 2019.

 

As primárias para as presidenciais e legislativas devem iniciar-se a 18 de agosto deste ano, e serão seguidas de campanhas oficiais a partir de 18 de novembro.

 

Por seu turno, as campanhas para as eleições dos governadores e das assembleias estaduais devem arrancar a 1 de dezembro de 2018.

 

Segundo Yakubu, quando os partidos políticos e os candidatos lançarem a campanha eleitoral, todo o mundo deverá evitar a violência e conduzir as suas atividades de forma limpa.

 

Para ele, as eleições gerais são um momento decisivo na história da democracia na Nigéria e a Comissão não pretende fugir à regra e fará tudo para melhorar a organização das eleições.

 

"Contrariamente à prática passada de anunciar as datas na aproximação das eleições, a Comissão decidiu desta vez que as nossas eleições presidenciais e da Assembleia Nacional vão decorrer no terceiro sábado do mês de fevereiro de cada ano eleitoral.

 

"Por seu turno, as eleições dos governadores e das assembleias estaduais decorrem duas semanas mais tarde, ao passo que a Comissão escolheu o sábado, 16 de fevereiro de 2019, como data das eleições presidenciais e legislativas e o sábado, 2 de março de 2019, para as eleições dos governadores e das assembleias estaduais", precisou.

 

Yakubu explicou a decisão da Comissão de fixar as datas das eleições pela sua vontade de conferir serenidade ao calendário eleitoral nacional e permitir a todos os atores preparar convenientemente as eleições, à semelhança das democracias maduras e em desenvolvimento.

 

 

 

FIN/INFOSPLUSGABON/AZS/ GABON 2018

 

 

© Copyright Infosplusgabon

 

Qui est en ligne!

Nous avons 1708 invités en ligne

Publicité

Liaisons Représentées:

Newsflash

Appel aux lecteurs et  amis d’Infosplusgabon

Diffusées  gratuitement  et  bénévolement  et  sans  publicité depuis  2005,  les informations  africaines de  votre agence de  presse en  ligne vous parviennent  en  quatre  langues depuis  six  mois. Aujourd’hui, pour  poursuivre notre  passion et  développer l’action  d’information d’Infosplusgabon,  nous avons  besoin de  vous.  Pour  nous aider, vous  pouvez effectuer un virement sur le compte :

NKOLO/INFOSPLUSGABON .  Banque  Internationale  pour  le Commerce  et l'Industrie du Gabon (BICIG).   Adresse Banque : Avenue du Colonel PARANT. PO Box 2241  Libreville - GABON.  CODE  IBAN : GA21 4000 1090 7340 2044 0005 477 - Code Swift : BICIGALXXXX -  Numero de  Compte 40204400054  Banque  Code Banque : 40001-  Code Agence : 09073. Clé  77.

Merci  d’avance !  Et  merci aux  futurs contributeurs qui  répondront à  cet appel.

La  rédaction