Bannière

[ Inscrivez-vous ]

Newsletter, Alertes

Confiança das famílias cabo-verdianas volta a cair no terceiro trimestre

Imprimer PDF

Praia, Cabo Verde, 4 Outubro (Infosplusgabon) - A confiança das famílias cabo-verdianas continuou a cair no terceiro trimestre de 2017, confirmando a tendência decrescente que se verifica desde o trimestre anterior, segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE).

 

Em dados de um inquérito de conjuntura do consumidor divulgados sexta-feira, na cidade da Praia, o INE avança que o indicador manteve-se entretanto estagnado, se comparado com o trimestre homólogo do ano passado.

 

Embora os inquiridos considerem que houve uma evolução positiva da situação económica das famílias relativamente ao trimestre homólogo, eles  apontam que a situação económica do país evoluiu negativamente em relação ao mesmo período do ano passado.

 

Numa análise sobre a situação entre o presente e o passado, os inquiridos assinalaram que tanto os preços de bens e serviços como o desemprego no país diminuíram face ao trimestre homólogo.

 

Relativamente à poupança, cerca de 79,3 porcento dos Cabo-verdianos inquiridos consideraram que, com a situação económica atual do país, não será possível poupar dinheiro.

 

Por outro lado, verifica-se que 14,7 porcento dos inquiridos afirmam ser possível poupar algum dinheiro com a atual situação económica do país sendo que, no trimestre homólogo, esse valor era de cerca de 16,0 porcento.

 

No que toca às perspetivas de futuro para os próximos 12 meses, o documento avança que os inquiridos acreditam que tanto a situação financeira das famílias como a situação económica deverão evoluir positivamente face ao mesmo período do ano 2016.

 

Nota-se ainda que eles acreditam que, tanto os preços de bens e serviços, como o desemprego, deverão diminuir quando comparados com o trimestre homólogo.

 

Entretanto, a maioria dos inquiridos afirmou não ter intenção de comprar carro (99,2%), adquirir ou construir uma casa nos próximos dois anos (94%).

 

 

FIN/INFOSPLUSGABON/THG/GABON 2017

 

 

© Copyright Infosplusgabon

 

Qui est en ligne!

Nous avons 3838 invités en ligne

Publicité

Liaisons Représentées:
Bannière
Bannière

Newsflash