Bannière

[ Inscrivez-vous ]

Newsletter, Alertes

23 violações graves de direitos da criança documentadas em várias províncias da RD Congo

Imprimer PDF

Kinshasa, RD Congo, 12 Outubro (Infosplusgabon) - Vinte e três violações graves dos direitos da criança e mais de 200 alegações de recrutamento de crianças foram documentadas nas províncias de Kasai (centro-sul) e no leste da República Democrática do Congo (RDC), indicou quarta-feira  uma porta-voz da Missão Multidimensional Integrada das Nações Unidas para a Estabilização da RDC (MONUSCO).

 

Em conferência de imprensa, Florence Marshal, sublinhou, com base em relatórios sobre a proteção da criança da MONUSCO, que os autores destas violações são elementos dos grupos armados Maï-Maï Mazembe, Maï-äï Yakutumba, Ndc-Renové, movimentos armados não identificados e agentes das forças de defesa congolesas.

 

Estes crimes, prosseguiu a responsável onusina, consistem em assassinatos, mutilação, recrutamento e utilização de crianças bem como em ataques perpetrados contra escolas e hospitais.

 

Além disso, a MONUSCO está extremamente preocupada com a segurança das crianças vítimas, na semana passada, de atos de violência, incluindo as vítimas de massacres e as  recrutadas pelas Forças Democráticas Aliadas (ADF), para cometer atrocidades contra as populações civis.

 

« A MONUSCO lembra às ADF as suas obrigações em virtude do Direito Internacional e exorta-as a libertarem as crianças e porem termo à violência», declarou Marchal.

 

Acrescentou que a MONUSCO condena os ataques contra escolas e hospitais, perpetrados por grupos armados, incluindo o Ndc-Renové, no território de Beni, em Kivu-Norte (leste).

 

A MONUSCO, disse ainda a responsável onusina, pede ao Ndc-Renové, bem como a todas as outras partes em causa, para cessarem imediatamente tais atos que prejudicam lamentavelmente o bem-estar e a emancipação das crianças.

 

 

FIN/INFOSPLUSGABON/AIO/GABON 2017

 

 

© Copyright Infosplusgabon

Qui est en ligne!

Nous avons 3641 invités en ligne

Publicité

Liaisons Représentées:
Bannière
Bannière

Newsflash