Bannière

[ Inscrivez-vous ]

Newsletter, Alertes

Gâmbia anuncia revisão da Constituição

Imprimer PDF

Banjul, Gâmbia, 11 Outubro (Infosplusgabon) - A Gâmbia tem curso um projeto de revisão da Constituição que permitirá refletir "com fidelidade e exatidão" as opiniões  de todos os Gambianos no interior e no exterior do país, anunciou terça-feira fonte oficial.

 

Segundo o ministro gambiano da Justiça, Abubacarr Tambadou, que falava aos jornalistas em Banjul, a capital gambiana, uma comissão de revisão constitucional será criada brevemente.

 

A elaboração do novo projeto de Constituição está a cargo do Ministério da Justiça e o documento  será submetido "muito brevemente" à Assembleia Nacional para exame, indicou.

 

Ao mesmo tempo, disse, será prorrogado por seis meses o mandato da Comissão de Inquérito que investiga atualmente sobre as atividades financeiras do ex-Presidente gambiano, Yahya Jammeh, e dos seus próximos, e cujo mandato devia terminar em novembro de 2017.

 

O governante justificou esta prorrogação por vários fatores dos quais o aparecimento de novas provas que necessitam da audição de testemunhas suplementares e pelo número de instituições públicas, escritórios e agências incriminados.

 

Tambadou disse igualmente haver progressos  no processo de criação de uma Comissão Verdade, Reconciliação e Reparação que vai  investigar sobre violações dos direitos humanos cometidas durante  os 22 anos de liderança ditatorial do ex-Presidente Jammeh.

 

"Consagramos um tempo considerável à elaboração deste projeto de Constituição, com o apoio de peritos em Justiça de transição e da Comissão Verdade, em particular", declarou.

 

Ele sublinhou que a Comissão vai abranger tudo e considerar os diferentes segmentos da sociedade gambiana, enquanto "todas as províncias e secções do país  estarão inteiramente  representadas".

 

 

 

FIN/INFOSPLUSGABON/JHG/GABON 2017

 

 

© Copyright Infosplusgabon

Qui est en ligne!

Nous avons 3841 invités en ligne

Publicité

Liaisons Représentées:
Bannière
Bannière

Newsflash