Bannière

[ Inscrivez-vous ]

Newsletter, Alertes

Manifestações políticas proibidas nos dias de expediente de trabalho no Togo

Imprimer PDF

Lomé, Togo, 11 Outubro (Infosplusgabon) -  Medidas foram tomadas para limitar manifestações de caráter político no Togo, anunciou o Governo.

 

Durante uma conferência de imprensa terça-feira à noite, o ministro da Administração e Coletividades Locais, Payadowa Boukpessi, anunciou que as manifestações não serão autorizadas nos dias ũteis, exceto comícios e reuniões, mas que elas poderão aos sábados e domingos.

 

Boukpessi e o seu colega, Damehame Yark, da Segurança Pública, indicam que estas medidas se seguem às perturbações notadas durante manifestações da oposição, particularmente as de 5 de outubro corrente.

 

"Houve brigas por parte dos manifestantes no seio das populações ao longo do itinerário destas manifestações. Foram notadas cenas de violência contra aqueles que não desejassem participar nas marchas, contra detentores de lojas, destruições de algumas bancadas de comerciantes, barricadas erguidas fora das zonas cobertas por manifestações", enumeraram os dois governantes.

 

Mencionaram ainda atos de violência e ameaças a respeito de alunos para os forçarem a sair das suas salas de aulas a fim de aderirem às manifestações, vidros de alguns veículos quebrados, entre outros factos que os levaram a tomar medidas a fim de "limitar os danos e preservar a vida dos cidadãos".

 

O ministro da Segurança afirmou que inquéritos estão em curso para determinar as responsabilidades e abrir ações judiciais.

 

Com base em documentos audiovisuais, o governante afirmou que alguns factos são da autoria dos manifestantes e que outros foram perpetrados por organizadores.

 

A oposição que prevê uma manifestação conducente aos escritórios da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) quarta-feira próxima, 18 de outubro, em Lomé, ainda não reagiu a estas novas medidas que, segundo os ministros, respeitam a lei que regulamentam as manifestações públicas no Togo.

 

Medidas análogas já foram tomadas em 2010 e 2011 para proibir manifestações durante os dias do expediente, exceto aos fins de semana.

 

 

 

FIN/INFOSPLUSGABON/MOL/GABON 2017

 

 

© Copyright Infosplusgabon

 

Qui est en ligne!

Nous avons 5429 invités en ligne

Publicité

Liaisons Représentées:
Bannière
Bannière

Newsflash