Bannière

[ Inscrivez-vous ]

Newsletter, Alertes

Presidente angolano inaugurado memorial à vitória da Batalha do Cuito Cuanavale

Imprimer PDF

CUITO CUANAVALE, Angola, 20 Setembro (Infosplusgabon) -  O Presidente de Angola, José Eduardo dos Santos, inaugurou terça-feira o memorial à vitória da Batalha do Cuito Cuanavale, na província do Cuando Cubango (sudeste) , erguido em homenagem aos combatentes que lutaram e defenderam essa localidade contra a ocupação, em agosto de 1981, do então regime do apartheid sul-africano.

 

Após descerrar a placa e, em seguida, cortar a fita, o estadista angolano testemunhou o hastear da bandeira da República de Angola e assistiu a um vídeo que retrata diversas etapas da construção do memorial.

 

Depositou uma coroa de flores no monumento em honra aos soldados dessa batalha, percorreu a parede dos heróis, área onde estão desenhadas várias figuras dos combatentes tombados na defesa do território nacional, o museu e acendeu a chama eterna do memorial.

 

Testemunharam o ato, responsáveis das Forças Armadas Angolanas (FAA), auxiliares do Titular do Poder Executivo, José Eduardo dos Santos, autoridades tradicionais, eclesiásticas, entre outros convidados.

 

O imponente edifico, de cerca de 35 metros de altura sob forma de pirâmide, erguido de raiz numa área total de 3,5 hectares, a entrada da sede do município do Cuito Cuanavale, simboliza a memória e a bravura dos heróis desta batalha de 1988.

 

A infraestrutura comporta dois pisos e um terraço, sendo sustentada por três vigas de betão armado, que lhe conferem a forma de uma pirâmide, e equipada com um elevador com capacidade para transportar cinco pessoas.

 

Logo à entrada do pátio do monumento histórico, encontram-se duas estátuas de soldados, sendo um combatente das ex-Forças Populares de Libertação de Angola (FAPLA) e um cubano, ambos com os punhos erguidos em sinal de vitória no fim dos combates da já conhecida, no mundo, como "Batalha do Cuito Cuanavale".

 

No mesmo perímetro, encontram-se uma biblioteca e um museu, e, neste último, estão expostas algumas das armas capturadas durante os combates e o material utilizado pelas extintas FAPLA e pelas tropas cubanas.

 

Entretanto, a segunda fase do projeto contempla a construção de uma vila turística, com 120 apartamentos, uma piscina, dois restaurantes, centros sociais e comerciais, entre outros, para albergar pessoas que pretenderem visitar o local.

 

O projeto do Governo Central inclui ainda a construção de 12 residências protocolares para diversas individualidades que se deslocarem ao município.

 

A batalha do Cuito Cuanavale, considerada uma das maiores ocorridas na África Austral, aconteceu entre 15 de novembro de 1987 e 23 de março de 1988.

 

Foi naquela que as então FAPLA, em parceira com efetivos militares de Cuba, impuseram-se ao então Exército do regime do apartheid sul-africano, que invadia Angola a partir desta região sudeste do país em agosto de 1981.

 

A derrota das então forças militares sul-africanas obrigou o regime do apartheid a promover conversações quadripartidas, conducentes à assinatura do acordo de Nova Iorque (Estados Unidos) e, consequentemente, à independência da Namíbia e à democratização da África do Sul.

 

O nome Cuito Cuanavale, um dos municípios da província do Cuando Cubango, tem origem dos rios Cuito e Cuanavale, que convergem nesta região.

 

Com uma superfície de 35 mil 610 quilómetros quadrados, o município do Cuito Cuanavale, província do Cuando Cubango  possui uma população estimada em 94 mil habitantes.

 

 

FIN/INFOSPLUSGABON/OIL/GABON 2017

 

© Copyright Infosplusgabon

Qui est en ligne!

Nous avons 3847 invités en ligne

Publicité

Liaisons Représentées:
Bannière
Bannière

Newsflash