Bannière

[ Inscrivez-vous ]

Newsletter, Alertes

UE exige escrutínio presidencial credível, inclusivo e pacífico no Quénia

Imprimer PDF

BRUXELAS,  Bélgica, 13 SEtembro (Infosplusgabon) -  A Alta Representante da União Europeia (UE) para a Política Externa e de Segurança Comum (PESC), Federica Mogherini, lançou terça-feira,  ao povo queniano e aos atores políticos deste país, um apelo para "um escrutínio presidencial credível, pacífico e inclusivo" previsto para 17 de outubro próximo.

 

Para a Alta Representante Europeia, a decisão do Tribunal Supremo queniana de anular, por causa de irregularidades, as eleições presidenciais de 8 de agosto último é a "demonstração eloquente da independência judicial e da força da democracia nacional" no Quénia.

 

Para a União Europeia, "todas as instituições envolvidas neste novo escrutínio devem continuar o seu trabalho em qualquer independência e preparar um escrutínio, credível, inclusivo e pacífico".

 

O escrutínio presidencial de 8 de agosto, cujos resultados foram contestados por Raila Odinga, ocasionou violências pós-eleitorais que culminaram na decisão do Tribunal Supremo de anular aquela votação "manchada por irregularidades", referiu-se.

 

Acrescentou que o acórdão fixou a data de 17 de outubro para um novo escrutínio, em conformidade com a Constituição e a lei eleitoral.

 

 

FIN/INFOSPLUSGABON/DOL/GABON 2017

 

© Copyright Infosplusgabon

Qui est en ligne!

Nous avons 1777 invités en ligne

Publicité

Liaisons Représentées:

Newsflash

RDCongo, 7 septembre (Infosplusgabon) - La République démocratique du Congo (RDC) a signé, à Brazzaville, un accord avec la Communauté économique et monétaire de l’Afrique centrale (CEMAC) pour officialiser son adhésion au Groupe d’action contre le blanchiment d’argent en Afrique centrale (GABAC), en qualité de membre associé, a-t-on appris jeudi de sources officielles.