Bannière

[ Inscrivez-vous ]

Newsletter, Alertes

Ministros da Defesa da UE discutem, na Estónia, sobre terrorismo no Sahel

PDF

Bruxelas, Bélgica, 07 Setembro 2017  (Infosplusgabon)  – Os ministros da Defesa dos Estados-membros da União Europeia (UE) estão reunidos  quarta e quinta-feiras em Talinn, na Estónia, para falar da ciberdefesa e da luta contra grupos terroristas islamitas no Sahel, indica um comunicado oficial europeu.

 

Na últim semana, os Presidentes Idriss Deby Itno do Tchad, Mahamadou Issoufou do Níger, bem como o chefe do Governo de Entendimento Nacional da Líbia, Farray al-Sarraj, participaram, em Paris (França), a convite do Presidente francês, Emmanuel Macron, numa mini-cimeira sobre a Líbia.

 

Também presenciaram o encontro a chanceler alemã, Angela Merkel, os primeiros-ministros espanhol e italiano, Mariano Rajoy Brey e Paolo Gentiloni, e a alta representante da UE para a Política Externa e Segurança Comum (PESC), Federica Mogherini.

 

A reunião ministerial de Talinne sobre o Sahel será a oportunidade para mobilizar fundos necessários ao lançamento efetivo da Força Conjunta Anti-djihadista do G5-Sahel.

 

Três operações militares europeias estão a realizar-se no Sahel, nomeadamente a  EUCAP/Sahel-Níger, cujo mandato consiste em apoiar as forças de segurança nigerinas na luta contra o terrorismo e o crime organizado.

 

Tomam ainda parte nestas operações a EUCAP/Sahel-Mali, incumbida de aconselhar as forças de segurança malianas a garantir a ordem constitucional, e a EUTM encarregue de treinar e  formar o pessoal de comando do novo Exército maliano.

 

Com o apoio financeiro e logístico de França, foi criada uma formação especial anti-djihadistas (islamitas) que agrupa os países do G5-Sahel, designadamente o Níger, a Mauritânia, o Mali, o Tchad e o Burkina Faso.

 

Os países do G5-Sahel devem fornecer contingentes que serão equipados pela França para combater djihadistas no Sahel, uma região exposta ao tráfico de seres humanos, de armas e de bens culturais, o que favorece a proliferação de redes islamitas.

 

A UE já concedeu 50 milhões de euros à Força Conjunta Anti-djihadistas do G5-Sahel, uma força que precisa ainda de muitos fundos para poder tornar-se efetivamente operacional.

 

FIN/INFOSPLUSGABON/POL/GABON 2017

 

© Copyright Infosplusgabon

Qui est en ligne!

Nous avons 5528 invités en ligne

Publicité

Liaisons Représentées:
Bannière
Bannière

Newsflash