Bannière

[ Inscrivez-vous ]

Newsletter, Alertes

Chuvas torrenciais provocam morte de bebé e avultados estragos na capital cabo-verdiana

Imprimer PDF

Praia, Cabo Verde, 14 setembro (Infosplusgabon) - As fortes chuvas que cairam durante a madrugada e ao longo do dia de sábado, na cidade da Praia, em Cabo Verde, provocaram a morte de um bebé de seis meses e avultados estragos nas residências e infraestruturas rodoviárias, constatou a Infosplusgabon no local.

 

A  vítima mortal perdeu a vida quando a água invadiu a residência dos pais que nada puderam fazer para impedir a criança de morrer afogada.

 

O presidente da Câmara Municipal da Praia, Óscar Santos, deslocou-se aos locais afetados pela intempérie.

 

Em declarações à imprensa, disse que estas chuvas, as mais intensas dos últimos anos, provocaram alguma situação crítica nos bairros de Pensamento, Safende, Castelão, Paiol de Coqueiro e Jamaica e na parte baixa da cidade, nomeadamente Várzea e Palácio do Governo, onde a drenagem é mais lenta.

 

No entanto, Óscar Santos realçou que a situação mais preocupante são as famílias que precisam de ser realojadas imediatamente.

 

“Já dei instruções e estão a ser seguidas pela Ação Social para ver alternativas, muito rápidas, para tentar o máximo salvar a vida das pessoas, porque estamos numa situação que há muitos anos não se via na Cidade da Praia”.

 

O edil não precisou o número de famílias que vão ser realojadas, mas assegurou que o Serviço de Acção Social da Câmara, os bombeiros, a Proteção Civil e a Polícia Nacional, já estão a tratar de um lugar para os abrigar e, caso for necessário, serão realojadas em casas alugadas.

 

Neste momento, segundo ele, não é possível fazer uma avaliação exata de todos os estragos causados e dos custos envolvidos.

 

Mas assegurou que, até segunda-feira, as autoridades municipais estarão em condições de avançar com os números e as intervenções que serão feitas.

 

“Estamos em contacto permanentemente com o Governo para fazermos uma avaliação e repor a normalidade do funcionamento da cidade, mas, primeiramente, nós temos que cuidar das pessoas, depois da circulação rodoviária, de forma que a cidade volte novamente a funcionar”, precisou.

 

A partir da ilha do Fogo, onde se deslocou, na qualidade de líder do Movimento para a Democracia (MpD, no poder), o primeiro-ministro cabo-verdiano anunciou que o Governo iria reunir o Gabinete de Crise para analisar a situação resultantes dos danos provocados pelas chuvas intensas que se abateram sobre a generalidade das ilhas do arquipélago, com destaque para a capital e interior da ilha de Santiago.

 

O primeiro-ministro garantiu que o Governo vai fazer tudo para reconstruir aquilo que for destruído e que tem sido objeto de inundações, quer os estragos de obras públicas quer de particulares.

 

Ulisses Correia e Silva anunciou que  na reunião, por videoconferência,  com os membros do Governo que fazem parte do Gabinete de Crise  seriam   tomadas as melhores decisões para apoiar a câmara da Praia naquilo que for necessário para fazer a reconstrução da cidade.

 

O arquipelago de Cabo Verde está desde madrugada de sabado sob a influência de uma onda tropical que poderá transformar-se em depressão tropical, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica (INMG).

 

De acordo com a mesma fonte, as previsões apontam que a onda tropical atinja o país de sábado à segunda-feira.

 

O instituto adiantou que o sistema está localizado junto à costa da Guiné-Bissau, desloca-se com uma velocidade de 30 km/h e tem cerca de 70 por cento de probabilidade de se transformar em uma depressão tropical.

 

“Durante a sua passagem, condicionará o estado do tempo nas ilhas”, referiu o INMG, que prevê ainda chuvas de intensidade variável e possibilidade de trovoadas, intensificação do vento e agravamento significativo do estado do mar.

 

 

FIN/ INFOSPLUSGABON/PGV/GABON2020

 

© Copyright  Infosplusgabon

Qui est en ligne!

Nous avons 4134 invités en ligne

Publicité

Liaisons Représentées:

Newsflash

Appartement meublé de  deux chambres  tout  confort  à louer à  partir du  16 septembre 2020 au 1er étage  d'une  résidence  située au quartier Charbonnages, non loin de l’Ecole publique conventionnée. Enceinte sécurisée.  Terrasses, Grande cuisine, Dressing room, Salle  d'eau complète, Bureau, Coin salon. Wifi accessible gratuitement. Loyer mensuel 400 000  F  CFA. Compteur individuel d’électricité Edan. Contact  : +241 066066291/  Mail:  berp8483@hotmail.com

DEPÊCHES