Bannière

[ Inscrivez-vous ]

Newsletter, Alertes

Cabo Verde adia retoma de voos devido a recrudescimento da covid-19

Imprimer PDF

Praia, Cabo Verde, 24 junho (Infosplusgabon) - Cabo Verde decidiu adiar para agosto próximo a retoma dos voos internacionais no arquipélago, inicialmente prevista para 01 julho, alegando o aumento do número de casos de infeção pelo novo coronavírus (covid-19), no país, e também no resto do Mundo, apurou a Infosplusgabon de fonte oficial.

 

 

 

Em declarações à imprensa, o ministro do Turismo e Transportes, Carlos Santos, apontou o mês de agosto para a nova data da reabertura das ligações aéreas internacionais de e para o arquipélago, interrompidos desde 19 de março, na sequência do surgimento do primeiro caso da covid-19, no país.

 

"Nas últimas duas semanas, vimos o recrudescimento dos casos em alguns países que entraram em processo de desconfinamento e também a nível nacional tivemos aumento em algumas ilhas, o que não era de esperar.

 

"Perante isto, e perante o parecer técnico do Ministério da Saúde, o Governo decidiu que as ligações internacionais só serão retomadas no início de agosto”, disse Carlos Santos.

 

Sublinhou que “esta pandemia traz um conjunto de incertezas que temos de estar sempre a avaliar e estas avaliações diárias dão-nos inputs para as decisões”.

 

O governante explicou que “o que se fez foi a avaliação daquilo que está a acontecer, na Europa, designadamente em Portugal que é o nosso principal parceiro, com o recrudescimento dos casos na última semana, nomeadamente na zona metropolitana de Lisboa, e também com algum aumento de casos nas ilhas”.

 

O titular da pasta do Turismo destacou que o objetivo do Governo é reabrir o país “em condições”, nomeadamente ao nível dos procedimentos e protocolos de segurança sanitária, no âmbito do projeto em desenvolvimento com todas as empresas do setor turístico nas ilhas de Santiago, Sal e Boa Vista, para “dar confiança” aos turistas.

 

Explicou também que ainda não há um dia em concreto, em agosto, para a retoma dos voos, mas que a reabertura, quando acontecer, será para os quatro aeroportos internacionais (Santiago, Sal, Boa Vista e São Vicente), em simultâneo.

 

“Podemos considerar que é uma decisão segura mediante os ‘inputs’ e as variáveis que nós temos, neste momento, e os próprios operadores turísticos acabarão por entender. Temos de reabrir com segurança e com tranquilidade”, rematou Carlos Santos.

 

O plano de desconfinamento, iniciado em junho após dois meses de Estado de Emergência, previa o recomeço dos voos, no próximo mês, e a Cabo Verde Airlines tinha já anunciado que previa retomar as ligações aéreas, em 01 de julho, com um voo para Paris (França).

 

Também a transportadora portuguesa TAP já tinha anunciado o reinício dos voos de e para Cabo Verde, a partir de 08 do próximo mês.

 

No final de maio, o Ministério do Turismo e Transportes tinha anunciado que o arquipélago iria reabrir, em julho, como "destino turístico", o que incluía a reabertura dos voos internacionais.

 

No entanto, o número de casos da covid-19 não tem parado de aumentar, há quase uma semana, em todo o Mundo. Em Cabo Verde, no espaço de menos de uma semana registaram-se mais de 200 casos, sendo o  total acumulado até hoje, 23 de junho, de 984.

 

Desde que terminou o Estado de Emergência, no final de maio, e até ao final da semana passada, mais 478 pessoas foram diagnosticadas com a doença.

 

Entretanto, a retomada das ligações aéreas domésticas, entre as ilhas, não sofre alteração, estando previsto o primeiro voo para 30 de junho.

 

 

 

FIN/ INFOSPLUSGABON/PVX/GABON2020

 

© Copyright  Infosplusgabon

Qui est en ligne!

Nous avons 5331 invités en ligne

Publicité

Liaisons Représentées:
Bannière
Bannière

Newsflash