Bannière

[ Inscrivez-vous ]

Newsletter, Alertes

Governante refuta críticas feitas americans sobre vítimas da violência em Cabo Verde

Imprimer PDF

Praia, Cabo Verde, 14 março (Infosplusgabon) - O ministro cabo-verdiano da Administração Interna, Paulo Rocha, refutou, quinta-feira, as críticas dos Estados Unidos sobre direitos humanos, de que as vítimas da Violência com Base no Género (VBG) são mal atendidas pelos agentes da Polícia.

 

Instando pelos jornalistas a comentar as referências feitas a Cabo Verde no relatório do Departamento de Estado norte-americano,  Paulo Rocha disse que a Polícia Nacional (PN) há muitos anos que tem uma estratégia de atendimento das vítimas, particularmente, das de VBG.

 

“Refuto as críticas em como a Polícia não atende bem as vítimas, particularmente a vítima da VBG, aliás é das vítimas que melhor atende. Tem gabinete específico, tem formação adequada, mas é um processo que a PN tem de todos anos melhorar”, sustentou.

 

O governante disse que não esperava que o relatório apontasse que tudo estivesse “às mil maravilhas”, mas salientou que o importante é que as diretrizes e as medidas internas estão a ser tomadas, visando a melhoria ano após ano.

 

Paulo Rocha falava logo após abertura do XIV encontro do Conselho de Comandos da Polícia Nacional.

 

O Departamento de Estado americano reconheceu, quarta-feira, 11, as medidas tomadas em Cabo Verde para investigar e punir violações dos direitos humanos, mas alertou para as “falhas” que persistem na proteção das crianças e para a violência de género.

 

Sobre os casos de VGB, que afetam sobretudo as mulheres (89%) e no contexto doméstico, o relatório do Departamento de Estado refere que organizações de defesa dos direitos destas vítimas se queixam que os agentes da Polícia por vezes “não são sensíveis aos problemas das queixosas”.

 

Explica que estas acabam por voltar à mesma casa onde foram alvo de violência, devido a “pressões económicas e sociais”.

 

 

 

FIN/INFOSPLUSGABON/JKH/GABON2020

 

 

© Copyright Infosplusgabon

Qui est en ligne!

Nous avons 3925 invités en ligne

Publicité

Liaisons Représentées:

Newsflash

DEPÊCHES