Bannière

[ Inscrivez-vous ]

Newsletter, Alertes

Presidente da Comissão Europeia anuncia propostas concretas para África

Imprimer PDF

Biarritz, França, 25 ago (Infosplusgabon) – A União Europeia tem propostas concretas para África, declarou o presidente da Comissão Europeia (CE), Donald Tusk, na cimeira do G7, em Biarritz (França), destacando “o seu compromisso duradouro com o Fundo Mundial contra a  Sida, Turberculose e Malária”.

 

Declarou que a UE vai contribuir cerca de 550 milhões de euros para a reconstituição do Fundo, o que significa que o seu compromisso global vai ultrapassar um bilião de euros.

 

"Estou igualmente feliz por anunciar que a UE vai juntar-se à ação de financiamento positivo para as mulheres em África, que constitui uma étapa importante na luta para o empoderamento das mulheres”, declarou Tusk.

 

Notou que a contribuição da UE de mais de 85 milhões de euros vai permitir  desenvolver 100 mil empresas dirigidas por mulheres.

 

Além disso, declarou à cimeira do G7 que a UE vai financiar uma primeira contribuição de um milhão de euros ao “Fundo Internacional para os Sobreviventes de Violência Sexual Ligada aos Conflitos”, que Nadia Murad e Denis Mukwege, laureados do Prémio Nobel da Paz 2018, vão submeter aos dirigentes do G7 (grupo das sete nações mais desenvolvidas do Mundo).

 

O Prémio Nobel da Paz 2018 foi concedido a Mukwege, ginecologista da RD Congo, e à Murad, uma sobrevivente da violação e do rapto pelos Estado Islâmico, pela sua contribuição para a luta contra as agressões sexuais durante a guerra.

 

Mukwege pratica a medicina no leste da RD Congo, que foi qualificada de “capital mundial da violação” pelas autoridades da Organização das Nações Unidas (ONU).

 

Murad faz parte da minoria Yazidi, no norte do Iraque, e foi sequestrada pelos mmebros do Estado Islâmico, que lançaram um ataque contra a sua pequena aldeia.

 

Foi mantida como escrava sexual durante três meses, antes de escapar aos seus raptores.

 

 

 

FIN/INFOSPLUSGABON/ART/GABON2019

 

 

 

© Copyright Infosplusgabon

 

Qui est en ligne!

Nous avons 2161 invités en ligne

Publicité

Liaisons Représentées:

Newsflash

DEPÊCHES