Bannière

[ Inscrivez-vous ]

Newsletter, Alertes

IGAD convida comunidade internacional a apoiar Sudão

Imprimer PDF

Cartum, Sudão, 24 ago (Infosplusgabon) – A Autoridade  Intergovernamental de Desenvolvimento da África Oriental (IGAD)  exortou a comunidade internacional a estar ao lado do Sudão, para enfrentar os problemas económicos e políticos que o país vive na transição para um Governo civil.

 

Segundo um comunicado de imprensa, o secretário executivo da IGAD, Mahboub  Maalim, enviou uma mensagem de felicitações ao povo sudanês pela assinatura histórica, a 17 de agosto de 2019, em Cartum, do decreto constitucional sobre a partilha do poder.

 

O  responsável da IGAD também acolheu  "com entusiasmo" a nomeação de Abdallah Hamdouk para o posto de primeiro-ministro do Governo de transição do Sudão.

 

Num comunicado transmitido  à Infosplusgabon, em Cartum, Maali qualificou a assinatura do acordo de "feito histórico para marcar o início de uma nova era para o povo sudanês".

 

Declarou que a IGAD  continuará firmemente a colaborar com o primeiro-ministro Hamdouk e as instituições estatais de transição e a apoiar o chefe do Governo, a fim de chegar à plena realização da paz, da reconciliação e de uma transição democrática, no Sudão.

 

O responsável da organização sub-regional exprimiu a sua gratidão ao presidente da Comissão da União Africana (CUA), Moussa Faki, e ao primeiro-ministro etíope, Abiy Ahmed, que assume atualmente a Presidência da IGAD bem como aos seus respetivos emissários.

 

No seu entender, está-se perante os resultados de "esforços incansáveis" durante vários meses de negociações.

 

Apelou à comunidade internacional para « se associar aos líderes da transição no Sudão e apoiar o relançamento económico do país, bem como os esforços a favor da paz, da reconciliação e da transição democrática”.

 

 

 

 

FIN/INFOSPLUSGABON/ART/GABON2019

 

 

 

© Copyright Infosplusgabon

Qui est en ligne!

Nous avons 1936 invités en ligne

Publicité

Liaisons Représentées:

Newsflash

NOUVEAU !  

Faites-nous parvenir vos petites annonces à publier en ligne par mail du lundi au samedi, de 8 heures à 18 heures à l’adresse contact@infosplusgabon.com, soit par Whatsapp au 07843371 ou par SMS. Les annonces toutes rubriques confondues sans photos de 60 signes Coûtent 2500 F CFA. Annonces avec une photo à 3500 F CFA. Après établissement des devis, les règlements se font via airtel money au 07843371. Vos annonces diverses, Avis d'appels d'offres,  Avis administratifs, Communiqués etc.  apparaîtront   instantanément dans  Autres Rubriques /  Multimédia.

DEPÊCHES