Bannière

[ Inscrivez-vous ]

Newsletter, Alertes

Países africanos convidados a aderir à Carta Africana do Turismo sustentável

Imprimer PDF

Brazzaville, Congo, 17 Fevereiro (Infosplusgabon) –  O vice-primeiro ministro congolês, responsável pela Função Pública, Reforma do Estado, Trabalho e Segurança Social, Firmin Ayessa, convidou quinta-feira, os países africanos a juntarem-se aos Estados signatários da Carta Africana do Turismo sustentável e responsável, assinada em 2016, em Marraquexe, em Marrocos.

 

Trata-se, segundo Ayessa, de um instrumento que oferece a África "uma grande oportunidade" na utilização sustentável de seus recursos naturais e culturais para fins de exploração turística.

 

Firmin Ayessa falava na abertura, em Brazzaville, da primeira edição da Caravana da Carta Africana do Turismo sustentável e responsável.

 

Esta Carta oferece um quadro consensual de concertação para todos os Africanos, com vista a sensibilizar os turistas internacionais, as comunidades anfitriãs, os prestadores de serviços e os poderes públicos. Ela permite criar estratégias de um turismo sustentável e responsável, que respeita as culturas e tradições.

 

"O que pode contribuir para a atração de um destino turístico pode desaparecer sob o efeito da frequência não controlada e potencialmente destruidora do ambiente e das sociedades impactadas", sublinhou Ayessa.

 

Por sua vez, a ministra congolesa do Turismo e Ambiente, Arlette Soudan Nonault, recordou que a Carta Africana do Turismo Sustentável e Responsável apoiava-se em princípios de salvaguarda e valorização do património natural, de preservação do património cultural e da identidade local e de integração da economia local regional.

 

Rege-se igualmente pelos princípios da diversificação da oferta turística e da sua inserção na economia verde e sustentável, bem como nos de equidade, ética, responsabilidade social e boa governação.

 

A Carta Africana do Turismo Sustentável e Responsável foi assinada por 26 Estados africanos, a 10 de novembro de 2016, à margem da COP 22.

 

Estes 26 países inspiraram-se na experiência marroquina em matéria de turismo sustentável e responsável para se comprometerem a fazer o mesmo nos seus respetivos países.

 

 

FIN/INFOSPLUSGABON/XXL/GABON2019

 

 

 

© Copyright Infosplusgabon

Qui est en ligne!

Nous avons 3619 invités en ligne

Publicité

Liaisons Représentées:
Bannière
Bannière

Newsflash