Bannière

[ Inscrivez-vous ]

Newsletter, Alertes

Presidente nigeriano lamenta morte de 15 apoiantes em Port Harcourt

Imprimer PDF

Abuja, Nigéria, 15 Fevereiro (Infosplusgabon) – O Presidente nigeriano,  Muhammadu Bujari, declarou-se  "profundamente consternado com a perda trágica de vidas humanas” de membros do seu partido, num tumulto surgido durante um comício de campanha para as eleições presidenciais organizado, em Port Harcourt, no Estado de Rivers, no Delta do Níger.

 

 

O Presidente cessante também apresentou as suas "sinceras condolências às famílias e aos amigos das vítimas" e desejou rápidas melhoras aos feridos.

 

Daniel Elebiga, porta-voz do Hospital Universitário de Port Harcourt, confirmou, terça-feira, que 15 corpos foram extraídos do estádio e encaminhados para a morgue, enquanto 12 feridos estão a ser tratados no centro hospitalar.

 

Segundo fontes locais, o incidente ocorreu terça-feira, depois de o Presidente Buhari  ter pronunciado o seu discurso num comício organizado, no Estádio Adokiye Amiesimaka.

 

As mesmas fontes afirmam que a maioria das vítimas teriam caído e foram pisadas, quando as pessoas tentavam forçar a saída através de uma porta entreaberta para seguir o Presidente Buhari numa altura em que ele deixava o estádio.

 

Num comunicado publicado pelo porta-voz da Presidência, Garba Shehu, Buhari qualificou estas mortes de "perdas inúteis de vidas, que mancham uma saída altamente exitosa", na cidade petrolífera, que poderiam ser evitadas se se planificasse a saída do Estádio Adokiye Amiesimaka de forma ordenada.

 

"É certamente uma grande tragédia que vários Nigerianos que têm papéis importantes a desempenhar na evolução do seu país e que vieram para ver e ouvir de nós como o seu Governo trabalha muito para construir a Nigéria dos seus sonhos tenham morrido nestas circunstâncias trágicas", afirmou.

 

Garantiu ao povo estar consciente das suas responsabilidades, e prometeu que o seu partido APC (Congresso de Todos Progressistas) e o Governo farão o seu possível para assegurar o bem-estar e a segurança dos cidadãos nigerianos que saem para assistir aos comícios e a outros eventos políticos.

 

O Presidente Buhari garantiu ao Governo e à população do Estado de Rivers, mas também às famílias afetadas, o apoio e orações do Governo federal durante estes momentos difíceis.

 

 

FIN/INFOSPLUSGABON/FDS/GABON2019

 

© Copyright Infosplusgabon

Qui est en ligne!

Nous avons 3810 invités en ligne

Publicité

Liaisons Représentées:
Bannière
Bannière

Newsflash