Bannière

[ Inscrivez-vous ]

Newsletter, Alertes

97.342 eleitores votam em eleições gerais e locais em São Tomé e Príncipe

Imprimer PDF

São Tomé, São Tomé e Príncipe, 18 Julho (Infosplusgabon) - Noventa e sete mil e 342 eleitores estão inscritos na base de dados da Comissão Eleitoral Nacional (CEN) de São Tomé e Príncipe para votar nas próximas eleições legislativas, autárquicas e regionais de 7 de outubro próximo, anunciou esta quarta-feira o presidente deste órgão, José Alberto Pereira.

Numa comunicação feita à imprensa, Alberto Pereira disse que foram inscritos na atualização do caderno eleitoral seis mil e 410 novos eleitores.

 

Deste número, dois e 410 novos eleitores foram inscritos no distrito de Água Grande, mil e 616 em Mé Zóchi, 619 em Lobata, 629 em Canta Galo, 511 em Lembá, 263 em Cauê e 263 mil 364 em Príncipe, perfazendo o total de  97 mil 342 eleitores.

 

Esta atualização resulta do último recenseamento eleitoral de raiz, realizado no país, mas contestado pelos partidos políticos da opsição por conter alegadas irregularidades, antes de uma peritagem internacional conduzida por inspetores das Nações Unidas ter concluído que "não houve vícios no sistema eleitoral".

 

Os dados  da CEN indicam que Água Grande, o distrito mais populoso de São Tomé e Príncipe, possui 37 mil e 144 eleitores, seguido do de Me-zochi com 23 mil 893 eleitores,  Lobata (10.107),  Cantagalo (9.509),  Lembá (7.650), Cauê (3.865) e da Região autônoma do Príncipe com cinco mil 174 eleitores.

 

No seu discurso por ocasião do 43º aniversário da Independência nacional, o Presidente da República, Evaristo Carvalho, prometeu tomar medidas no âmbito das  suas competências constitucionais e da magistratura suprema para que todos os meios necessários sejam colocados à disposição  da CEN, visando permitir que as eleições "decorram sem quaisquer formas de atropelo".

 

Evaristo Carvalho comprometeu-se ainda a fazer esforço "para que o maior número possível de observadores externos dos mais diversos quadrantes políticos e geográficos estejam presentes no país, de modo a que as tradicionais credibilidade e realidade das nossas eleições não sejam distorcidas ou de alguma forma postas em causa.".

 

 

FIN/INFOSPLUSGABON/FDO/GABON 2018

 

 

© Copyright  Infosplusgabon

Qui est en ligne!

Nous avons 5497 invités en ligne

Publicité

Liaisons Représentées:
Bannière
Bannière

Newsflash