Bannière

[ Inscrivez-vous ]

Newsletter, Alertes

Importação de tilápia e peixes de ornamento proibida no Gana

Imprimer PDF

Accra, Gana, 30  Junho (Infosplusgabon) - O Governo do Gana proibiu por seis meses a importação de todos os peixes de ornamento e das espécies de tilápia (mortas ou vivas) a partir de 1 de julho próximo, soube-se de fonte oficial em Accra.

 

 

Esta proibição afeta igualmente os ovos-gâmetas e líquidos destes peixes, na sequência duma epidemia do vírus da tilápia lacustre que se declarou em várias regiões do mundo, indica um comunicado do ministério da Pesca e Desenvolvimento da Aquacultura divulgado quinta-feira útima em Accra.

 

O vírus da tilápia lacustre constitui um vírus recentemente emergente responsável pelas taxas de mortalidade elevadas na criação de tilápia.

 

Vários casos foram assinalados em África, na Ásia e na América do Sul e o vírus representa um enorme risco para o setor mundial da produção de tilápia.

 

« Pelo que todos os países devem estar vigilantes e reagir rapidamente para investigar sobre os casos de mortalidade nas produções da tilápia », recomenda a nota.

 

O Ministério declarou que a proibição das importações representa uma das ações imediatas tomadas para prevenir e controlar o vírus porque, até ao momento, não existe nenhum tratamento conhecido.

 

O departamento ministerial comprometeu-se a acompanhar os programas de reforço das capacidades e de sensibilização a diferentes níveis para produtores, exploradores de incubadoras, agentes de divulgação, consumidores e o público em geral a fim de apoiar a execução dos programas de biossegurança simples a níveis das pecuárias.

 

Pediu aos utilizadores e atores deste setor para assinalar quaisquer problemas ligados ao vírus ao ministério.

 

A criação de tilápia no Lago Volta no Gana  constitui uma atividade frequente ao serviço duma larga base de cpnsumidores.

 

 

 

FIN/INFOSPLUSGABON/LMP/GABON 2018

 

 

© Copyright  Infosplusgabon

Qui est en ligne!

Nous avons 3043 invités en ligne

Publicité

Liaisons Représentées:

Newsflash

Appel aux lecteurs et  amis d’Infosplusgabon !!

Diffusées  gratuitement  et  bénévolement  et  sans  publicité depuis  2005,  les informations  africaines de  votre agence de  presse en  ligne vous parviennent  en  quatre  langues depuis  six  mois. Aujourd’hui, pour  poursuivre notre  passion et  développer l’action  d’information d’Infosplusgabon,  nous avons  besoin de  vous.  Pour  nous aider, vous  pouvez effectuer un virement sur le compte :

NKOLO/INFOSPLUSGABON .  Banque  Internationale  pour  le Commerce  et l'Industrie du Gabon (BICIG).   Adresse Banque : Avenue du Colonel PARANT. PO Box 2241  Libreville - GABON.  CODE  IBAN : GA21 4000 1090 7340 2044 0005 477 - Code Swift : BICIGALXXXX -  Numero de  Compte 40204400054  Banque  Code Banque : 40001-  Code Agence : 09073. Clé  77.

Merci  d’avance aux  futurs contributeurs qui  répondront à  cet appel.

La  rédaction

redaction@infosplusgabon.com