Bannière

[ Inscrivez-vous ]

Newsletter, Alertes

Senegal acolhe diálogo inter-líbio sobre paz e reconciliação

Imprimer PDF

Diamnidio, Senegal, 13 Maio (Infosplusgabon)  - Vários protagonistas da crise líbia iniciaram sexta-feira à tarde em Diamniadio, a cerca de 40 quilômetros a leste de Dakar, no Senegal, um diálogo de três dias sobre paz e a reconciliação na Líbia, soube a nfosplusgabon de fonte segura no local.

 

Há 22 participantes dos 30 esperados. Todos os componentes líbios estão lá, e estamos felizes por eles serem tão representativos", regozijou-se no anonimato diante da  Infosplusgabon um dos responsáveis da  Fundação Brazzaville.

 

"Escolhemos Dakar pela neutralidade do país (Senegal) e pela sua estabilidade política que pode servir de exemplo na resolução do conflito líbio", acrescentou.

 

Segundo ele, as delegações são compostas de partidários e opositores de Muamar Kadafi (líder líbio derrubado em agosto de 2011 após 42 anos de poder absoluto), de diferentes cidades e regiões do país.

 

Os organizadores do evento querem "quebrar o muro do desconfiança" e fazer da reunião a oportunidade duma "troca livre" de pontos de vista entre diferentes protagonistas líbios.

 

O encontro é uma iniciativa da Fundação Brazzaville, chefiada por Jean-Yves Ollivier, que  medianeiro na resolução de vários conflitos em África e no Médio Oriente, sob a presidência do chefe de Estado senegalês, Macky Sall.

 

Os trabalhos estão a ser dirigidos pelo presidente da Assembleia Nacional do Senegal, Moustappha Niass.

 

O programa da reunião, que termina domingo à tarde, prevê nove rondas de negociações, de acordo com os organizadores.

 

A Fundação Brazzaville é uma organização sem fins lucrativos dedicada à resolução de conflitos, preservar o meio ambiente e conservar a natureza, precisa um comunicado transmitido à Infosplusgabon.

 

 

FIN/INFOSPLUSGABON/MPO/GABON 2018

 

 

© Copyright  Infosplusgabon

Qui est en ligne!

Nous avons 1895 invités en ligne

Publicité

Liaisons Représentées:

Newsflash

Retrouvez  tous les  jours vos  informations en  français  en Anglais et en Portugais   sur  www.Infosplusgabon.com