Cabo Verde ratifica acordo de isenção de vistos com Moçambique
Bannière

[ Inscrivez-vous ]

Newsletter, Alertes

Cabo Verde ratifica acordo de isenção de vistos com Moçambique

Imprimer PDF

Praia, Cabo Verde, 11  Fevereiro (Infosplusgabon) - O Governo de Cabo Verde ratificou sexta-feira, na cidade da Praia,   um acordo com Moçambique para isenção de vistos de entrada, assinado em fevereiro de 2014, em Maputo, a capital moçambicana.

 

 

Conforrme anunciou, em conferência de imprensa, o ministro cabo-verdiano da Presidência do Conselho de Minstros,  Fernando Elísio Freire, trata-se de uma medida que entra imediatamente em vigor e que visa melhorar a mobilidade entre os cidadãos dois países.

 

Embora assinado há já dois anos, o acordo para a isenção mútua de vistos em passaportes ordinários, até ao momento, só Moçambique o tinha ratificado.

 

Fernando Elísio Freire afirmou que os vistos serão para uma permanência de até 30 dias, nos respetivos países, mas que podem ser prorrogados para até 90 dias e no prazo de um ano.

 

A isenção de vistos será para cidadãos dos respetivos países que se desloquem ao território de cada uma das partes em viagem de turismo ou de negócios.

 

"Esta é uma decisão muito importante para a melhoria da mobilidade entre os dois países e também daquilo que é o objetivo estratégico do Governo de Cabo Verde sobre a livre circulação no espaço da Comunidade dos Países Língua Portuguesa (CPLP)", regozijou-se o governante cabo-verdiano.

 

Sublinhou que se trata de um "passo extraordinário" para a comunidade lusófona e que a CPLP se está a tornar num espaço de livre circulação esperando "dar o salto" no sentido da liberdade de circulação para os cidadãos dos respetivos Estados.

 

Na conferência de imprensa, Elísio Freire lembrou que Angola vai ratificar o acordo para "isentar vistos" aos cidadãos cabo-verdianos, uma medida anunciada esta semana, durante uma visita àquele país do ministro dos Negócios Estrangeiros, Luís Filipe Tavares.

 

Cabo Verde vai também isentar de vistos cidadãos da União Europeia e do Reino Unido, uma medida prevista para entrar em vigor em maio.

 

O país está também a trabalhar para aplicar a mesma medida aos cidadãos dos Estados Unidos, do Canadá e de outros países europeus, como a Suíça.

 

 

FIN/INFOSPLUSGABON/CUK/GABON 2018

 

 

© Copyright Infosplusgabon

Qui est en ligne!

Nous avons 2615 invités en ligne

Publicité

Liaisons Représentées:

Newsflash

Appel aux lecteurs et  amis d’Infosplusgabon

Diffusées  gratuitement  et  bénévolement  et  sans  publicité depuis  2005,  les informations  africaines de  votre agence de  presse en  ligne vous parviennent  en  quatre  langues depuis  six  mois. Aujourd’hui, pour  poursuivre notre  passion et  développer l’action  d’information d’Infosplusgabon,  nous avons  besoin de  vous.  Pour  nous aider, vous  pouvez effectuer un virement sur le compte :

NKOLO/INFOSPLUSGABON .  Banque  Internationale  pour  le Commerce  et l'Industrie du Gabon (BICIG).   Adresse Banque : Avenue du Colonel PARANT. PO Box 2241  Libreville - GABON.  CODE  IBAN : GA21 4000 1090 7340 2044 0005 477 - Code Swift : BICIGALXXXX -  Numero de  Compte 40204400054  Banque  Code Banque : 40001-  Code Agence : 09073. Clé  77.

Merci  d’avance !  Et  merci aux  futurs contributeurs qui  répondront à  cet appel.

La  rédaction